MATÉRIAS

domingo, 30 de outubro de 2011

UM NEGÓCIO CHAMADO VÍDEO-PRODUÇÃO

Uma das mais afinadas equipes da Memory. Hoje alguns seguem por novos rumos, com sucesso!
Muitas pessoas entram no negócio chamado de vídeo-produção de pára-quedas. Outros por necessidade mesmo. E mais tantos outros como um antigo sonho. Mergulham  como videomakers de casamento e eventos, e quase sempre trabalhando sozinhos. Ou é o tal  sonho antigo, ou mesmo uma oportunidade de ficar livre do chefe chato que paga mal. E também aqueles que veem na filmagem um bico ou complemento da renda familiar.
É um mercado fácil de entrar. Mas tremendamente competitivo e difícil de manter na crista da onda. Mas não impossível. Para sobreviver nesse mar de tubarões, você deve se especializar e procurar conhecer os detalhes deste negócio. Se bem feito, pode lhe render ótimos frutos. E um bom dinheiro.

Todos têm aquele momento em que decidimos seguir por carreira solo. Mas antes de fazer isso, pesquise seu mercado, veja se você mesmo está preparado para tal e dê o pontapé inicial.
Lembre-se sempre: O ingrediente principal de nosso negócio não é a filmadora ou a DSLR. É a criatividade. Ela é que abrirá as portas da tão sonhada “Minha Empresa, Meu Negócio”.

Passei por muitas fases nestes 32 anos de profissão. Entre elas, aprendizado na TV onde dediquei 20 anos de minha vida, viagens pelo Brasil e mundo à trabalho, mudanças de equipamentos, término de sociedade (ufaaa) e escolha da melhor equipe. Aprendi muitas lições ao longo deste caminho, ora verdejante, ora cheio de pedras, e em alguns momentos com buracos escondidos. Aprendi muita coisa ao longo desta estrada.

Hoje, no meu Blog, quero compartilhar os 10 passos para que os erros do passado não sejam repetidos pela nova geração que aí está, sedenta de sonhos e projetos.

“Mas se você achar que eu tô derrotado, saiba que ainda estão rolando os dados. Porque o tempo, o tempo não pára...” Cazuza/Arnaldo Brandão

Passo 1 - Vai abrir um negócio, mesmo informal? Se puder abrir sozinho, ótimo. Deixe a possibilidade de colocar um sócio como última das opções. Existem empresas que sobrevivem, e muito bem, com sociedade. Mas é questão de sorte. Assim como um bom casamento onde os cônjuges devem se amar pra sempre. Minha experiência foi a pior de todas, pois além de terminar a sociedade, o desgaste emocional ainda faz parte do meu dia-a-dia.

Passo 2 - Aprenda o que puder sobre administração de empresa. Seguros, impostos, registro de marca, planos de negócios, publicidade, compras de equipamentos, aluguel, telefone, marketing, preço, faturamento, dívidas, cronogramas de produção, contratos, crédito.
Dar o pontapé inicial não é fácil. Então comece com consciência e conhecimento.

• Passo 3 - Parcerias com profissionais da mesma área, como fotógrafos, cerimonialistas e cerimoniais, alguém que possa lhe indicar, pode ajudar e muito no primeiro empurrão. Mas podem criar ramificações e exclusividades que podem lhe engessar.  Um exemplo são videomakers que se associam a um fotógrafo e que fazem os demais concorrentes não lhe indicar mais, com medo de que a parceria lhe “roube” o cliente.

• Passo 4 - Crie mercado para vários clientes. Se você já estiver engajado e com certo nome no mercado, pode escolher o segmento. Se não, abra seu leque para clientes de várias classes sociais. Aos poucos defina o mercado que vai querer atuar. Quando comecei, ficava em um bairro da periferia e cobrava R$ 400 por casamento. Ainda editava casamento dos outros cinegrafistas que não tinham ilha de edição. Trabalhei muito, passei raiva, aperto e decepção. Montei meu projeto pessoal, fui para um bairro nobre, adotei estratégias simples de marketing e consegui, junto com tantos outros feras do mercado, estar com eles na crista da onda.

Passo 5 - Descubra então que tipo de produtora de vídeo você quer ser. Descubra seu nicho de mercado para que possa focar suas estratégias de comunicação e ainda investir no equipamento certo. Fico triste quando vejo muitos leitores meus com pressa, querendo colocar seu dinheiro suado em equipamentos que não servem para trabalhos profissionais.  Melhor é guardar este dinheiro, juntar mais e comprar a coisa certa.

• Passo 6 - Faça um mostruário que represente quem você é e o que você faz. Essa é uma das ferramentas de marketing mais poderosas neste mundo virtual. A impressão que seus possíveis clientes podem ter de você deve ser criadas nos primeiros 30 segundos. Se seu vídeo continuar a ser assistido após isso, parabéns.  Foque seu mostruário para o seu público-alvo e aguarde os resultados que virão em breve. Se seu trabalho é bom, crie links de seus parceiros em seu site e peça que seu links estejam nos deles.  E aprenda a ter ouvido seletivo: Vai aparecer muito “profissa” que irá julgar seu trabalho de forma a menosprezá-lo. Toda crítica é super bem vinda. Mas deve ser acompanhada de uma boa dica para ser implantada no seu trabalho. Simplesmente “eu não gostei” é papo de invejoso. Saiba comer a fruta, e aproveitar o caroço!

• Passo 7 - Acostume os seus clientes com reunião de produção e desenvolvimento de roteiro. Parece coisa de filme publicitário, mas não é. Sente com seu cliente e desenvolva um pré-roteiro de seus desejos e anseios. Escolha o assunto mais importante do evento. Lembrando que hoje em dia um casamento, por exemplo, não é mais uma simples filmagem da igreja e da festa. É uma história de vida do casal transformada em filme. Roteirize alguns passos importantes para a produção do seu trabalho e desenvolva os conceitos básicos de uma produção: história, principais atores, locações, trilha sonora, concepção. Pode ter certeza, atitudes profissionais como esta gerarão ao seu negócio um enorme respeito profissional, além de valorizar seus serviços.

Passo 8 - Não cometa erros. Nesta área o erro é inadmissível e jamais explicável. As exceções são mínimas, ou únicas, como um caso de morte. Fora isso, se você cometer um erro com algum cliente por má iluminação, equipamentos defeituosos ou edição pobre, chegar atrasado, e tantas outras coisas, ele jamais vai lhe perdoar.  Além de não voltar, vai impedir que muitos outros clientes em potencial cheguem até você. Cometeu um erro? Seja nobre em admitir e humilde em pedir perdão. As conseqüências podem não mudar mas a sua atitude pode mudar corações.

• Passo 9 - Fique ligado às mudanças, porque as coisas mudam a toda hora, cada vez mais rápidas. E de uma hora pra outra. Acompanhe as mais recentes tendências em equipamentos e tecnologia. Elas mudam a maneira de fazer negócios e entregar seu produto.  É o caso das DSLR. Eu, pessoalmente, acreditei na virada de mercado, mas como queria colocar o foco da empresa em vídeos corporativos, dei as costas ao vídeo social. Quando tive um casamento cancelado porque minha cliente gostou do da concorrência, a ficha caiu e corri atrás. Como tenho uma imensa rede social e sei usá-la à favor, já conseguimos reverter o quadro. Novos projetos e reestruturação da empresa começam a seguir. O tempo não pára!

Passo 10 - Não tem como começar seu próprio negócio agora? Então considere trabalhar para alguém. Comece com o tipo de empresa que você gostaria de se tornar, e vá aperfeiçoando suas técnicas e ampliando seus conhecimentos. Depois de entender o mercado e seu trabalho, poderá escolher o que quer realmente fazer: abrir seu negócio ou trabalhar para uma boa empresa. Sempre esteja preparado para ambas.

Mais difícil do que estar na crista da onda é se manter na crista da onda. Este é o grande desafio do dia a dia. Ser diferente, ser atual, estar na tendência, viver o trabalho.
Um grande orgulho que eu, como profissional e a Memory Produções tem, é a de ter formado profissionais que hoje atuam nos mais diversos ramos da comunicação. São diretores de cinema, diretores de programas de TV, apresentadores de telejornais, videomakers de sucesso, editores e tantos outros que hoje vejo, por esse Brasilzão, fazendo a diferença em um mercado tão desvalorizado por uns e altamente prestigiado por outros.
Quem faz nossa história e nosso preço somos nós. Não permita que ninguém fixe uma tabela de preços em você. Busque a excelência, sempre!
========================================================
Você pode segmentar seu negócio ou abranger vários serviços. A Memory decidiu pela diversificação que os segmentos proporcionam. Atende desde vídeos sociais até corporativos e publicitários. Veja nosso trabalho corporativo, gravado com Nikon D7000.


VÍDEOS QUE MERECEM SER VISTOS


Inauguro um tópico diferente. Um espaço com os mais diversos vídeos ligados a nossa área. Curiosos, engraçados, diferentes. Espero que goste.


Um cidadão resolve instalar sua GoPro novinha no jardim da casa para filmar durante a noite toda. O que ele não imaginava era que uma gaivota curiosa iria pegar sua câmera e dar uma voltinha com ela.




Nunca tinha entendido como os produtores de shows televisivos da Europa conseguiam um movimento de câmera tão complicado e inimaginável. Até que achei este vídeo. Um maluco operando um steadicam.





O polêmico apresentador Alborghetti, irritado com o mal funcionamento de diversos equipamentos no estúdio de uma rádio, resolve soltar a sua ira pra cima do pobre do cinegrafista. O profissional e sua câmera receberam uma paulada no meio da cara, e da lente...




Se imagine numa situação dessas: Você vai fazer uma matéria em um centro de tratamento de esgoto, e perde o equilíbrio, caindo com câmera e tudo, numa fossa cheia de m.....




O cinegrafista Jadson Armstrong estava filmando o casamento de Débora e Rafael quando perdeu o equilíbrio e se estatelou no chão. Não ria. Acontece nas melhores famílias.



A seleção brasileira de volei conquista uma vitória e faz sua volta olímpica. Na frente, acompanhando as atletas, um cinegrafista sendo conduzido por seu fiel assistente. Mesmo assim ele tropeça e cai com câmera e tudo.


Jogo de campeonato do futebol americano. Uma bola é lançada a longa distância. Sai do campo e vai em direção ao câmera com steadicam. A torcida vibra e vai ao delírio!



Filmar dentro de uma lancha é sempre complicado. Lição de casa: Sempre fique sentado. Jamais grave em pé.





Um dos movimentos mais cuidadosos que um cinegrafista de casamento deve ter é andar de costas. Sempre escorregue o pé. Nunca dê um passo atrás sem saber onde pisa.





Nunca ria da desgraça alheia. Principalmente se for colega de profissão.





A famosa câmera voadora da Globo despenca na Marquês de Sapucaí. Não houve vítimas graves. Depois disso a Globo decidiu aposentar o sistema de cabos.


Cinegrafista ou filmador? Esse está mais pra tocha humana. Simplesmente o cara pegou fogo no meio do casamento. Não ria! Nunca se sabe o dia de amanhã.....Kkkkkk


Show de grua e camera voadora em tudo que é lugar. Vale a pena ver completo.



sexta-feira, 28 de outubro de 2011

TUTORIAL: FAZENDO UM STEADICAM

Segue um tutorial para a confecção de um steadicam. este equipamento está entre um dos acessórios mais procurados e vendidos devido ao resultado final que ele produz nas imagens.
Vou dar a lista de materiais e deixo as fotos falarem por si só.


Materiais
01 monopé
02 suportes em L
16 Arruelas para contrapeso
02 parafusos com porcas borboleta
01 rolamento automotivo co corpo de ferro fundido
01 barra alumínio 20x3 cm para fixar o gimbal ou abraçadeira
A escolher: 50cm de ferro galvanizado para suporte da mão e braço
ou: 20cm cano de alumínio e uma manopla de gidão p/bicicleta
Criatividade e observação para montagem


Abraçadeira para Gimbal

Rolamento automotivo

Base do monopé com os L e arruelas de contrapesos

Pezinho de borracha para apoio no solo

Detalhes do contrapeso

Rolamento automotivo (azul) e anel para travar o gimbal

Detalhes do suporte de mão

Detalhes do parafuso de sustentação

Protótipo pronto para o uso.











quarta-feira, 26 de outubro de 2011

VENDO SLIDER POISE SERIES- R$ 500,00

VENDIDO

Vendo slider Poise Series usado (de meu uso pessoal) com medida de 80 cm, carrinho deslizante, sem folgas e que realiza tomadas flutuantes. Não acompanha ball head nem engate rápido.
Serve para cameras hand helt (Sony NX5, Panasonic HMC40, HMC150, DSLR).
Pés ajustáveis para pisos irregulares.
Furação central para fixação de engate rápido e operação com tripé.


Mais fotos nesta matéria do blog:
http://kekosinclair.blogspot.com/2011/06/mr-k-desvendando-o-slider-dolly.html


Este é o valor do slider. Não está incluido despesas de envio.
Todos os vídeos postados nas matérias em DSLR contém cenas feitas com este slider.


Assista este vídeo exclusivo somente com cenas feitas com ele e uma GoPro


Assista a este outro vídeo feito com este slider e uma Sony NX5


Interessados se manifestem aqui nos comentários.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O PRAZER DE SE GRAVAR EM DSLR

Assista ao nosso mais recente trabalho com NIKON D7000




Indescritível o trabalho em mais um fim de semana com as DSLR Nikon D7000. Dessa vez a equipe Memory Brasil foi cobrir um mega casamento no interior do estado, em uma igreja charmosa com festa em um hotel de primeiro mundo.
O resultado é sempre algo surpreendente.
Outra demanda foram dois filmes publicitários. Um corporativo, da indústria AlfaHair e outro, comercial, da Faculdade de Medicina, Emescam.


Eu e uma D7000 com grip e lente 10.5mm
César Magreen da Green Filmes - Usando nossas NIKON com slider
Alex Birck, sua D7000, uma 50tinha 1.4 e LED Z96. Feliz da vida
O que podemos dizer é que surge uma nova visão e postura nos eventos. O trabalho aumenta pois foge-se do tradicional e se busca novos ângulos e diferentes acontecimentos. Cada profissional se transforma em um diretor de cinema acumulando as funções de roteirista, produtor e diretor de fotografia. Para se ter ideia, o clipe final que normalmente se transforma em um compacto de 5 a 7 minutos, necessita de "toneladas" de imagens diferentes. É um dia inteiro junto ao casal para se ter cenas suficientes para surpreender o cliente. O velho estilo de chegar uma hora antes na igreja e depois cobrir a festa já não funciona mais. O videomaker terá que ter na cabeça que gravar com DSLR não veio facilitar as coisas. Veio pra dar muito mais trabalho.
Se você é daqueles que estava acostumado a colocar a filmadora no ombro, ou nas mãos, e deixar tudo no automático, esqueça. A operação em DSLR requer atenção redobrada em tudo e em todos. Um olho no gato (cliente), outro no peixe (festa), e mais um no rato (câmera). Além da preocupação em captar os acontecimentos para depois virar a história de um casal, você deve se preocupar em sempre manter a cena no foco, ajustar a ISO, corrigir a velocidade, desligar, diminuir ou aumentar a intensidade do LED, checar o tempo de gravação, trocar o monopé pelo slider, conferir as cenas....ufa, tudo isso ao mesmo tempo.


O sentimento atual, depois de terminar de gravar um evento destes, é como se estivéssemos carregando um caminhão lotado de pedras nas costas. Antes, com as filmadoras, a impressão era de apenas um fusca.

Outro engano é de quem pensa que, pelo fato de uma câmera fotográfica ser mais barata que uma filmadora, que vai economizar no investimento. O buraco é muito mais embaixo.
O investimento, e é onde a grana vai embora, são nos acessórios para se fazer algo satisfatório. Lentes, suportes, iluminação, gravação externa de áudio.

Sugiro, para quem quer ingressar nesse mundo novo para alguns, e velho para outros, é, primeiramente, decidir pela marca. Depois comprar uma DSLR mais barata (T3i/D3100) e ir incluido nos eventos com filmadora. Faça os testes, se adeque as dificuldades, aos movimentos, e depois mergulhe de cabeça.

Para a turma que grava palestras, congressos e eventos contínuos, minha dica é manter uma filmadora, ou duas, na casa. Nestes eventos a DSLR não trará diferencial nenhum. Só mais trabalho por grana a menos.

Sobre a produção do VT


"O mais incrível é que, numa produção destas a meses atrás, precisávamos de meia tonelada de equipamentos e uma Van lotada. O diretor da agência de propaganda chegou a se assustar quando uma 
equipe de "dois" chegou a locação com 2 mochilas KATA, um tripé Manfrotto, uma GlideCam 
e um Slider na mão. E lotados de entusiasmo!"



Confira nosso VT que está rodando na TV Globo local. 2 D7000. Utilize a senha emescam

VII MOSTRA DE PRODUÇÃO INDEPENDÊNTE


Programação completa da VII Mostra de Produção independente que está acontecendo no Cine  Metrópoles na UFES, Vitória/ES do dia 19 a 22 de outubro 2011.

A ENTRADA É FRANCA.


domingo, 16 de outubro de 2011

MICOS DE CINEGRAFISTAS

Não importa o que aconteça. O importante é estar gravando. Se o ângulo é ruim, busque o melhor, se a cena está escura, busque luz, se não tem espaço, se vire.
Com vocês, nossos micos de cada dia!

Cuidado com o morrinho.

Melhor ângulo? Impossível!
Completinha, com GPS, viva-voz, mp3 e gravando no cartão
Apenas 1 lux, sensibilidade total 
Filmando pelos fundos
Melhor ângulo, impossível (2)
Monopé vivo com ball head
Cameraman ou cameraindian?
Pode até cair, mas não pare de gravar
Camera voadora, com operador e assistente
Cadê a DVC7? Vê se você a encontra!
Cobertura aérea
Cantor Johnny Cash agradecendo o big close
Quer impressionar o cliente?
Conforto durante as captações. Telefone e suquinho.
Sombra e água fresca
Vida difícil de dar dó
Tentando fazer uma "aérea"
Quem será o VIP?
Dolly movido a capim
Quebra o pescoço mas não quebra a câmera
Suporte de ombro
Travelling gigante
Se a cam é ruim, esconde a cara
O importante é estar no lugar certo, na hora certa
Sliderbike?
Se precisar de curso, fale com a gente
Parece, e é...a câmera
Não confie em um equipamento. Leve vários
Como fazer o cliente olhar para sua lente
Big close 
Se ficar o bicho pega... 
 Tropa de elite
 Melhor ângulo, impossível (3)
É um mico?
É outro mico?

Contraplano
 Nóis é do ramo
Nem Google street escapa dos micos


● Quem está aqui agora

● Estamos chegando a 2 milhões de acessos!

Twitter Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Download from Blog Template