http://www.youtube.com/user/keko29sinclair |
Já anunciei em revistas, jornais, radios, carro de som, banner em eventos e páginas amarelas. Em rádio, fiquei exatamente 1 ano com um spot de 30” sendo veiculado diariamente. Nunca fechei um negócio por esses veículos. Quando voce está exposto neste tipo de mídia, quem liga para seu telefone está atrás de preço e não de qualidade. Como trabalho com valores acima do mercado pois vendo serviço de alta qualidade agregada, os anúncios se transformam em anti-anúncios para a produtora. Já fui chamado de ladrão, sem noção, vendedor de ouro, já recebi muito “tu-tu-tu” na cara (telefone sendo desligado), o famoso "pode deixar que te retorno"...e por aí vai. Então aprendi que a melhor propaganda é o boca a boca de meus clientes. Eles já vem preparados por quem eu já atendi e só querem saber como pagar e não quanto pagar.
Não invisto mais nenhum centavo em lugar algum, mas tenho um outdoor numa movimentada avenida de minha cidade para manter institucionalmente a marca. Como o terreno é da família, o anúncio foi colocado como permuta e sai de graça. Todo mundo vê. Ms retorno mesmo, nada. O grande mercado publicitário do século XXI hoje se chama internet. E como sinonimo, Google. Participo de concorrências e é ali que empresas e órgãos do governo buscam orçamentos para concorrências e pregões. Fechamos muitos trabalhos através de contatos de outras praças através de nosso site e vídeos postados na web.
Mas o tal de cliente de vídeo social só é bom quando alguém já falou de você pra ele. Revistas e jornais, rádio, panfletagem, faixa, banner, etc.....neste caso, o retorno é o mínimo possível. Só se você trabalhar baratinho, quase de graça, talvez consiga fechar um evento através destes meios. Um bom exemplo e que fiz um teste, foi participar de uma comunidade do Orkut chamada Noivas & Cia. Coloquei meus contatos oferecendo meus serviços. Todo dia tinha um recado de uma noiva querendo mostruário e valores. Só perdia meu tempo. Por Orkut, noiva quer pagar R$ 1,99. Então para não queimar meu filme, caí fora da tal comunidade.
http://www.memoryproducoes.com.br/index2.html |