MATÉRIAS

terça-feira, 4 de outubro de 2011

GRAVADOR TASCAM DR-40 - QUALIDADE MÁXIMA


Este é o novo modelo recém lançado pela Tascam, um líder mundial em equipamentos de áudio de alta fidelidade: DR-40. Com este gravador você tem flexibilidade necessária para registro de som em qualquer lugar.
Com a tendência irreversível das gravações com cameras DSLRs, o áudio, que representa 50% do vídeo, requer uma atenção especial. As DSLRs ainda não estão preparadas para uma boa captação de áudio. Um simples microfone, mono e incorporado a câmera, é o que é oferecido ao videomaker. Como resultado, as gravações de ambientes como igrejas e, principalmente, pistas de dança, sofrem grandes impactos de reverberação e deslocamentos de ar, resultando em péssima qualidade de áudio gravado. Para quem já mergulhou 100% em DSLR, um gravador de áudio é peça fundamental ao seu trabalho.


Minha primeira experiência em campo
Tive o prazer de trabalhar com o TASCAM em um super casamento que minha equipe produziu em uma cidade do interior. Foi usado em três momentos. No depoimento do noivo, no som da igreja e na recepção com banda. Na gravação da voz do noivo, o áudio foi indescritível. Simplesmente surrounder, igual cinema. Direcionei os dois microfones para dentro e coloquei a uma distância de 1 metro. Foi o suficiente para pegar o som perfeito, sem ruídos. Na igreja tínhamos uma configuração diferenciada. A voz do padre e o teclado do músico no sistema de som, um coral de 30 pessoas sem microfonagem, e o microfone da igreja falhando. Tive que largar a câmera no tripé e me transformar em um assistente de som. Coloquei um fone de ouvido no TASCAM e fui buscar o melhor posicionamento. Como a igreja tem um altar no formato de parabólica, toda a concentração de áudio foi dirigida para ali. E assim, apontei o TASCAM para aquele setor na hora do coral. Na voz do padre, posicionei o gravador diante da caixa acústica. Um som da paróquia precisando de reparos, uma caróla operando a mesa. Terrível. O padre, ao falar, emitia um ruído de "hummer", juntamente com o teclado. Como o TASCAM é um gravador altamente sensível, captou todas estas interferências. A solução seria eu colocar o gravador em cima do altar, mas na hora do coral teria que retirá-lo, colocar no tripé e reposicioná-lo. Uma tarefa que chamaria a atenção dos convidados e que me impediria de filmar. Então optei pelo obvio. Se o som do microfone do padre é ruim, não tenho como fazer milagres. Vai assim mesmo.
Na festa, uma banda gigante, um PA enorme e muitos graves e agudos. Apenas posicionei o TASCAM a dois metros das caixas de som, baixei o volume de captação, acionei o low cut e pronto. Um som digno de gravação de CD. Detalhe: Neste momento abri os dois microfones apontando para fora. Assim eu teria um som stereo fabuloso. Foram usadas apenas um jogo de pilhas AA comuns, configurado a gravação em mp3 196Khz, e gravados 1h20m de religioso e 5 horas de festa. Direto, sem interrupção. E as pilhas? de 4 marcas de carga, baixou apenas uma! Excepcional.


Detalhes técnicos
Os microfones ajustáveis de quatro pistas de gravação do TASCAM DR-40 atendem exatamente a este novo mercado. Som limpo, sem distorção e maior duração da bateria. O modelo testado possui 2 microfones internos com condensador, além de entradas para microfones externos XLR balanceados ou entradas de linha. Os microfones internos são ajustáveis ​​de XY (apontando para fora) para a posição AB (apontando para dentro), ajudando você a adaptar a sua gravação ao som do ambiente. Um ponto favorável a este modelo, se comparado ao ZOOM H2N é um preamplificador com phantom power, largamente utilizado com microfones de linha profissional de grandes estúdios. 
Com qualidade de gravação em até 96Khz/24-bit (wav e mp3), o TASCAM DR-40 aceita cartões SD ou SDHC de até 32GB. São 555 minutos de áudio em mp3. No modelo adquirido acompanha um cartão de 2GB. Foi neste cartão que usei para gravar meu primeiro evento. Em mp3 disponibilizou até 18h40m de gravação.


Uma vez gravado, o TASCAM reproduz o som com uma qualidade extraordinária, possuindo recurso de limiter, que alinha e corrige os picos altos do áudio. Coisa de gente grande. Como  um verdadeiro estúdio portátil em suas mãos, o  equipamento grava com efeito de reverb, overdub, velocidade variável, compressor de sinais de baixa frequencia e um afinador cromático. A transferência das gravações para um computador é muito fácil. Descarrega-se com um cabo usb ou com o cartão diretamente ligado ao drive. Tudo rápido. 
Para o advento da cinematografia, o TASCAM é perfeito. Coloque ele próximo as caixas acústicas da igreja ou na pista do DJ. Ou mesmo no altar, junto com o celebrante e os noivos. Para curtas e externas, coloque o TASCAM DR-40 na extremidade de uma vara de boom e capte um som perfeito digno de produção de Hollywood. Ele possui rosca padrão para fixação em tripé e é alimentado por 3 baterias AA. São até 50 horas contínuas de gravação, dependendo da configuração do áudio.
Depois de testar, me arrisco a dizer que este TASCAM colocou o ZOOM H2N no chinelo.
Um equipamento indispensável para sua mochila de cinematografia!

Informações Técnicas
Gravador de 4-vias de mão portátil ara campo
Microfones condensador de posição, ajustável ao XY ou AB
XLR / 1 / 4 "de entrada mic / line com phantom power
Registre a microfones embutidos com o mic XLR ou entrada de linha para uma gravação de quatro canais
Modo de gravação dupla capta uma faixa de segurança em um nível inferior para evitar distorções
Overdub modo permite a gravação, juntamente com um exame anterior
A redução máxima ajusta automaticamente o nível de gravação ideal
15 horas de vida da bateria de três pilhas AA
Até 96kHz/24-bit WAV / MP3 BWF ou resolução de gravação
2-segundo buffer de pré-gravação
Reprodução de velocidade variável da velocidade 50-150% sem alterar o tom
Limitador ajustável e filtro de corte baixo (40 / 80 / 120 Hz)
Alto-falante embutido e afinador cromático
1 / 8 "de saída de auscultadores / linha
EQ reprodução e nível alinhar
Efeito Reverb stereo
Orifício de montagem do tripé
SD / SDHC slot para cartão suporta até 32GB de mídia (cartão de 2GB incluído)
Bloqueio Neutrik Combi jacks
USB 2.0 jack e cabo para transferir gravações para o computador
Alimentado por três pilhas AA, adaptador AC (opcional PS-P515U), bateria externa (opcional BP-6AA) ou potência barramento USB.
Fornecedor: http://bhvideo.com.br/2010/


Conclusão
Minha opinião é sempre pessoal baseadas em informações técnicas e nos meus testes em campo. Depois de usar as mais variadas marcas de microfones Boom, gravadores diversos, o ZOOM Q3, o H2N, me atrevo a dizer que o TASCAM D-44 me surpreendeu em tudo. Em recursos e qualidade. Fácil de usar, fácil de acessar o menu, você tem um gravador completo nas mãos. Apesar de eu ser suspeito em elogiar a marca, pois quando trabalhava na TV já utilizava equipamentos de áudio TASCAM, como gravadores de rolo e gravadores portáteis, sabia que não iria me decepcionar.


Preço? Paguei R$ 680,00 na bhvideo.com.br de meu amigo Kleber Alfano. Mesmo valor que seria por um H2N. Estou mais que satisfeito. Estou realizado.

● Quem está aqui agora

● Estamos chegando a 2 milhões de acessos!

Twitter Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Download from Blog Template