MATÉRIAS

segunda-feira, 6 de junho de 2011

TUTORIAL: FAÇA UM SOFTBOX



Nosso tutorial de hoje é para fazer um softbox, que poderá ser usado com um flash de fotografia ou uma lâmpada fluorescente para iluminação de objeto ou personagem.
É um projeto individual, portanto cheio de materiais que não tem nada a ver com um softbox industrial e que, eventualmente, minha lista de material poderá ser adequada de acordo com sua criatividade. Aqui eu dou a sugestão. O garimpo é seu.

Esqueleto do softbox - estrutura de arame de solda, tecido de guarda chuvas, velcro, tapa-sol e nylon de estamparia 

Material necessário
Tecido de poliéster (Pano de guarda-chuva vende em lojas de capotaria) 1x 150cm×150cm.
Tapa-sol de para-brisas de automóvel (2 peças) daqueles que um lado é metalizado.
Velcro preto (20mm 2x 5metros).
2 Varas de fibra de vidro ou PVC branca ou Arame de solda (eletrodos tipo vareta).
1,20m de nylon para estamparia (tela de silkscreen).

Caso tenha interesse, faça o download do arquivo em jpg (silhuetas-softbox) clicando aqui.
A silhueta ou gabarito “A” = superfície com um lado de 50cm
A silhueta ou gabarito “B” = superfície com um lado de 60cm

Tapa-sol de parabrisas - Vamos usar apenas o lado metalizado
Sobreponha os gabaritos ( “A”e”B” ) ao tapa-sol. Marque as bordas com um giz e recorte com uma tesoura. Repita este processo para obter duas superfícies do tipo “A” e duas superfícies do tipo “B”. Se conseguir, descole do tapa-sol o lado oposto onde não tem o material metalizado. Neste lado você colocará o tecido de poliéster para o acabamento externo. Fixe este material com alfinetes para, em seguida, costurar o material no tapa-sol. Antes de começar a costura, você deve deixar um excesso de poliéster de 2 a 3 cm. Esta beirada será importante.

Já com os alfinetes colocados e o poliéster cortado, comece a costurar a tela ao tecido.
Quando as quatro partes estiverem costuradas, chegou a vez de colocar o velcro exatamente na borda que você deixou do poliéster. O velcro será costurado nas quatro bordas exteriores do softbox, e que são facilmente visíveis (veja as fotos), pois são as bordas que não apresentam curvatura e que medem 50 e 60cm respectivamente, correspondentes as silhuetas “A” e “B”. Use duas tiras de velcro duro com 50cm e outras duas tiras de velcro duro com 60cm.
Finalmente costure cada uma das partes como se você estivesse fazendo uma tenda. Outra opção de usar o velcro nas bordas que apresentam curvatura, é costurá-los nas bordas curvas. Com isso você faz um softbox totalmente desmontável. Caso não queira, costure as partes curvas produzindo o formato de tenda.

IMPORTANTE: Ao costurar as bordas curvas, faça umas presilhas de tecido entre as partes, para criar apoios à armação (os varões de PVC ou de fibra de vidro ). A ideia é muito parecida com as  tendas formato iglu para acampar.

Já estamos chegando ao final do trabalho. Pegue o nylon de estamparia (silkscreen), corte nas medidas de 50cm x 60cm e costure nas bordas o velcro oposto ao que você costurou na borda sem curva do tapa-sol. É juntando ambos que você fechará a frente para fazer a face refletora.
Por fim, pegue na tela branca de pvc, recorte-a a medida de 50x60cm e nas bordas coza ou cole velcro para que este se conecte as bordas da softbox.
Já na ponta onde se juntam os bicos do triangulo, você forçará uma abertura pelo velcro onde introduzirá o flash ou a lâmpada fria. O ideal é, antes de montar o softbox no bocal da lãmpada, cortar o excesso das Varas de fibra de vidro ou PVC branca ou Arame de solda para não forçar a estrutura.
Pronto! Um softbox “da hora”, extremamente funcional e barato.

Agradecimentos ao designer Bruno Fosi pelo belo tutorial.
...







● Quem está aqui agora

● Estamos chegando a 2 milhões de acessos!

Twitter Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Download from Blog Template