MATÉRIAS

domingo, 3 de abril de 2011

FAÇA UM DOLLY DE MADEIRA

Só pra passar o tempo e aproveitar aquele domingão que não se tem nada pra fazer, que tal montarmos um dolly super baratinho, de madeira e mais algumas peças simples?
Essa dica não é minha. É de um amigo da Virgínia, USA, Mark Rofes, que postou no blog dele e me mandou as fotos. Apesar de ser todo de madeira, o dolly funciona perfeitamente bem, e depois de pintado fica com cara de produto industrial.
Vamos lá então?

Lista de Material

03 peças de madeira (pinus para um acabamento melhor). C35cm x L05cm x H02cm

02 peças plásticas daquele pino de CD que vem quando se compra 50/100 CD ou DVD

06 parafusos com porcas e arruelas, com 4 cm comprimento.

03 rodízios com suporte de ferro


06 abraçadeiras de plástico (cor preta)

03 tampinhas de garrafa pet ou outro material plástico (que possa caber o pé do tripé)


01 latinha tinta spray ou de parede preta (Colorgin ou Suvinil)

01 parafuso de gancho com arruela
01 tirante de elástico, curto, usado para bagageiro de moto

Material separado, vamos a montagem de nosso dolly.
Vamos pegar as madeiras de pinus e aparafusá-las como os dois suportes de CD. Um suporte em baixo e outro em cima. Por ser de plástico, e preto, já tem um acabamento pronto. Ao colocar os parafusos, é importante que você use as arruelas, assim darão maior firmeza ao conjunto e evitará que a peça plástica se quebre.


 Junte as madeiras que farão as pernas da forma que você vê na foto acima, mantendo uma distância entre uma e outra de um dedo aproximadamente. Coloque tres parafusos não muito apertados e depois abra as pernas para ajustar os outros parafusos. Se você tiver acesso aqueles parafusos que tem cabeça de pástico para desenroscar com as mãos, ótimo. Você poderá montar o dolly e depois, tirando esse conjunto, dobrar para transporte.


 Veja nosso modelo tomando forma, os parafusos no lugar e já com uma camada de tratamento de cupim aplicada a madeira. Pode-se usar querosene para se evitar o cupim. A desvantagem é que você terá que esperar uns 3 dias com a peça no sol para depois pintá-la. Mas um tratamento é importante senão você só estará enfeitando a comida dos bichinhos....


Na foto acima o nosso protótipo já com "as pernas abertas", e os rodízios já no lugar. Não tem mistério. É colocar cada roda na ponta da madeira e passar as abracadeiras de plástico pela furação da base de ferro e passar por cima das pernas do dolly. Caso prefira, você poderá aparafusá-las também dando maior firmeza no arraste de todo o equipamento.


No detalhe você pode observar com maior clareza a colocação do rodízio. Observe também a tampinha de garrafa plástica colocada na extremidade da perna. Antes de prendê-la definitivamente, sugiro que coloque o tripé em cima do dolly e faça as marcações dos limites de abertura das pernas e risque com um lápis. Assim você terá o ajuste correto de abertura e encaixe das tampinhas.
Tá ficando lindo!!!


Neste momento já podemos visualizar nosso dolly com o tripé colocado nos encaixes das tampinhas, os rodízios e o parafuso de gancho bem no meio sustentando, na pressão, todo o conjunto através do tirante de elástico. É ele que não permitirá que o tripé saia de cima do dolly e permita que você empurre todo o sistema a partir da câmera. Um detalhe importante é sobre os suportes centrais de plástico (do CD de pino). Se tiver dificuldades de achar esses pinos, você pode fazer de madeira. A complicação é que terá que ter uma serra de tico-tico e cortar um compensado circular.


Pronto! Agora é só pintar com spray preto fosco ou tinta suvinil (aquela de parede) para dar um toque profissional. É só colocar a câmera no tripé e sair gravando imagens em movimento que valorizarão ainda mais o seu trabalho.
Mais um detalhe importante: o dolly sem trilho só funciona bem com pisos lisos, carpetados e sem declives e emendas. E dê preferência a rodízios com rodas de silicone que absorvem melhor as imperfeições do piso.
Agora é com você.
...

● Quem está aqui agora

● Estamos chegando a 2 milhões de acessos!

Twitter Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Download from Blog Template