MATÉRIAS

terça-feira, 26 de abril de 2011

ÁUDIO PARA CASAMENTO

O áudio corresponde a 50% da captação, por isso deve ser bem registrado.
Um ambiente festivo, uma cerimonia, entrevistas. Seu registro só terá algum valor profissional se você captar um bom áudio para seu vídeo. Para captar esses momentos ao máximo você deve conhecer algumas dicas importantes para ter um som perfeito.


Como acontece com qualquer produção, uma visita prévia ou chegar umas duas horas de antecedência a locação será de suma importância para avaliar o ambiente e saber como captar um excelente som ambiente. Há muitos desafios que nós cinegrafistas encontramos durante um evento, e o maior deles é gravar o som do evento. Com a invasão dos homes theater e seu baixo preço, cada vez mais somos cobrados por um áudio de qualidade.

Como os videosmakers tem bolsos diferentes e investem em seus equipamentos de diversas formas, darei algumas opões básicas e outras de um investimento um pouco maior. Vale lembrar a cada leitor meu que se você quer um reconhecimento no mercado por ser um fornecedor de alta qualidade, terá que investir no melhor. Não se constroi uma boa reputação trabalhando “à meia-boca”.
Portanto, tire o escorpião do bolso!

5 configurações de áudio para evento
O ambiente de uma igreja é dos grandes desafios para os cinegrafistas. Se for catedral ainda, o desafio é colossal. Acontecem várias coisas em pontos diferentes e temos que procurar sempre ter todos os sons juntos direto em nossa câmera. É um coral em um canto, o padre/pastor em outro, é uma pessoa que fala do púpito, e por aí vai.  Então vamos listar as diversas opções de microfonagem.

1-  Microfone com cabo – Sugiro aqueles cinegrafistas que criam escorpião no bolso, que essa é uma configuração barata e prática. Ir direto a fonte, a caixa de som. Instale o microfone em frente a caixa de som da igreja com um pedestal. Mantenha o mesmo afastado uns 80 cm da fonte de áudio, dessa maneira você terá uma mistura de ambiente: o som limpo dos microfones do celebrante e dos músicos e o ruído ambiente do local, com burburinhos dos convidados e um leve reverb do local. E, caso a caixa de som tenha algum hammer ou ruido, essa distância ajudará a não deixar o microfone gravar esse problema.Essa configuração de distancia dará ao seu DVD final um som real do local sem ter um áudio limpo demais (parecendo que o casamento foi gravado em um estúdio), ou sujo demais (com aquele eco tradicional de grandes espaços). Este microfone deverá ter um cabo de uns trinta metros que será ligado até a câmera principal. Caso você trabalhe com câmeras de 2 canais, ligue em apenas um. O outro deixe no microfone próprio da câmera, assim, caso haja um coral, depois você poderá mixar este canal ambiente com o outro captado.
Microfone com fio. Deve fazer parte do kit do cinegrafista

2- Microfone sem fio – Esse é o melhor. Dá mais liberdade ao cinegrafista que não estará preso a fios. O posicionamento é o mesmo. O que muda é a ausencia de fios. Neste caso também o que altera é o preço. Microfones profissionais bons custam acima de R$ 1.500, mas vale o preço pela liberdade de movimentos. Sugiro que em ambos os casos, microfones com e sem fios, devem ser monitorados com fones de ouvido. Qualquer coisa que acontecer de anormal (a bateria falhando, alguém que esbarra no tripé, etc) será ouvido imediatamente pelo cinegrafista.
Microfone sem fio. Um investimento que vale a pena para quem quer qualidade

3- Gravador de áudio – Existem os apaixonados por gravadores de som ambiente, ou Audio Recorders. Geralmente é um gravador portátil que grava 24-bit/96 kHz de áudio digital ou até 320kbps de MP3, que usa cartão SD. Os modelos que indico são série da marca Zoom, H1, H2, H3 ou H4 Audio. É compacto, tem qualidade de CD e impressiona na captação dos mais diversos tipos de ambiente. Pode ser instalado em um tripé próximo dos noivos. Ele pega tudo. O ponto negativo é que será mais um item a ser editado, já que você criará um produto saparado do vídeo e terá que linkar depois na pós produção. Gravadores de mp3, wav e outros que não possem o microfone dedicado não servem.
Série Zoom de Audio Recorder - Qualidade de CD valendo média de U$ 300

4- Gravação de entrevista – Vejo ainda cinegrafistas que não se preocupam com o áudio durante uma entrevista. Usam o microfone da câmera que não foi preparado para esse fim e gravam, além da voz do interlocutor, os ruídos a sua volta, tendo dificuldades depois de entender o que a pessoa fala. Gravar apenas com o microfone da câmera só é aceito em casos em que não é possivel registrar sob controle total, como o depoimento da noiva saindo do carro ou noivo no altar. Fora isso, você deve utilizar um microfone externo para ter um excelente som.
Uma opção barata que pode ser feita é você levar apenas um cabo extra, e na hora de gravar suas entrevistas, desconecte o microfone da câmera e opere ele na mão de seu entrevistador. Funciona muito bem.
O próprio microfone da câmera substitui muito bem o microfone de mão

5- Gravação do som da festa – Um dos maiores problemas no registro de áudio da festa é o som da pista. Extremamente alto, o resultado final é uma captação distorcida e abafada, influenciando negativamente na sua edição final. O procedimento que faço é o mesmo da igreja, isto é, colocar o microfone em frente a uma caixa de som. Neste caso será melhor um sem fio, assim a câmera fica livre para circular pela festa.

5 dicas importantes

1- Monitore sempre por  fones o áudio captado. Assim não terá surpresas ruins na hora da edição.
2- Verificar sempre o estado dos cabos de microfones e se pilhas e baterias estão carregadas.
3- Jamais tire o som direto da mesa. Se a impedância for diferente da câmera, você queimará a entrada de   áudio dela. Se houver um operador, ele poderá mexer no volume e estragar o som.
4- Cuidado com microfones sem fio em frequência FM. Podem captar ruídos de celulares, rádios da polícia e interferir no sistema de som do evento.
5- Prefira sempre microfones com frequencias UHF
...

● Quem está aqui agora

● Estamos chegando a 2 milhões de acessos!

Twitter Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Download from Blog Template